A partir desta sexta-feira há mais uma publicação dedicada ao futebol em Portugal. Chama-se «Ripa na rapaqueca» e é distribuída ao público de forma gratuita. O número 0 já está aí à sua disposição para ter, como diz o slogan, «o futebol visto com outros olhos».
O nome desta revista diz muito a quem segue o futebol, mesmo que não de muito perto, e é explicado logo no editorial que uma das razões da escolha foi em jeito de homenagem ao criador da expressão «ripa na rapaqueca», Jorge Perestrelo, falecido este ano, para «lembrar alguém que faz muita falta à rádio».
Uma ligação à rádio traduzida na composição da redacção por jornalistas da TSF que partilham as cerca de 32 páginas com vários colunistas numa revista que se divide assim em entrevistas curtas, análise e outras opiniões e sugestões, com o humor dos cartoons também presente.
A «Ripa na rapaqueca» é uma revista que se apresenta como uma publicação ligeira e que, como contou o director, o jornalista João Janes, pretende chegar ao público «sem a pressão da actualidade».
«O objectivo é analisar o futebol e falar sobre o futebol», explicou João Janes referindo a escolha de colaboradores entre «pessoas que não vão ao futebol habitualmente» para «darem a sua opinião sobre a indústria, o fenómeno, em termos sociais»; de que são exemplos Ruben de Carvalho ou Marcelo Rebelo de Sousa.
Hoje foi Lisboa que começou a ter o primeiro contacto com a «Ripa na rapaqueca»; amanhã será a vez do Porto e de Braga - uma distribuição nas grandes superfícies, nos transportes públicos e, em dias de jogos, nos estádios, com ardinas próprios e o pregão a rigor.
Daqui a cerca de duas semanas sai o número 1 desta nova revista com distribuição a partir da quinta-feira e a estender-se aos estádios durante o fim-de-semana, mas neste número 0 já pode ripar com algumas confissões de Ricardo Quaresma e Pauleta ou algumas opiniões muito sui generis.