Pesquisa feita pela RadiumOne, divulgada pelo «Net Imperative» do Digital Strategy Consulting, analisou o número de «posts» partilhados nas redes sociais, relativos às 16 seleções com melhor ranking, juntando a esse dado também as interações dos fãs.
Inglaterra e Alemanha surgem como líderes da mobilização de adeptos, graças a consistentes resultados de partilha elevada nas redes sociais.
Os ingleses têm 3.342.779 seguidores no Facebook e lideram nos «likes» mensais das seleções mais fortes (333,221), na sequência de 160 posts mensais.
Os alemães são igualmente próximos dos seus fãs, com 201 posts de média mensal e um total de 2.480.403 seguidores. Esta abordagem levou a 15.409 comentários de fãs, colocando a Alemanha a liderar esta tabela.
O Brasil, seleção anfitriã, seria eliminada nos quartos de final desta competição virtual. Uma surpresa, uma vez que os brasileiros têm, de longe, a maior audiência (4.969.106 seguidores no Facebook e Twitter somados).
No entanto, na intreração com os seus adeptos, são deixados bem atrás, com apenas 54 posts de media/mensal, o que coloca o Brasil apenas no 11.º lugar (ficando assim no resultado global abaixo das quatro seleções mais populares nas redes sociais).
Também pelos «quartos» ficaria Portugal, que é nono neste «ranking».
Ranking das seleções mais populares nas redes sociais:
1.ºs Inglaterra e Alemanha
3.ª Itália
4.ª Espanha
5.º Brasil
6.º EUA
7.º Croácia
8.º Bélgica
9.º Portugal
10.º Uruguai
11.º Chile
12.º Holanda
13.º Suíça
14.º Grécia
15.ª Argentina
16.ª Colômbia
Ranking das seleções mais populares nas redes sociais:
1.ºs Inglaterra e Alemanha
3.ª Itália
4.ª Espanha
5.º Brasil
6.º EUA
7.º Croácia
8.º Bélgica
9.º Portugal
10.º Uruguai
11.º Chile
12.º Holanda
13.º Suíça
14.º Grécia
15.ª Argentina
16.ª Colômbia