José Mourinho não atrai «apenas» títulos e prémios, mas também muito dinheiro. O jornal inglês Times foi falar com quem sabe e concluiu que o treinador pode tornar-se numa «marca» lucrativa e ganhar algo como 3 milhões de libras (4,3 milhões de euros) no próximo ano e meio.
Mourinho é um fenómeno novo no futebol, nota o Times, onde até agora os treinadores não despertavam muita cobiça em termos comerciais. Os peritos em patrocínios contactados pelo jornal defendem que o treinador português tem uma imagem que pode transcender o futebol e o Chelsea.
«Ele tem a qualidade rara - que partilha com David Beckham - de agradar a homens e mulheres. Os homens querem ser como ele, as mulheres querem sair com ele», escreve o jornal, acrescentando que o «estilo pouco ortodoxo, a popularidade junto dos media e a medalha de campeão europeu» tornam Mourinho um valor «altamente comercial».
«Se as coisas correrem mesmo bem para ele no Chelsea pode aumentar o seu valor até cerca de três milhões de libras em 18 meses», defende Nigel Currie, director de uma empresa de consultoria de patrocínio desportivo, enquanto o Times lembra que Mourinho é já o treinador mais bem pago da Premier League, falando num salário de 5 milhões de libras (7,2 milhões de euros) por ano.
José Mourinho tem já alguns acordos comerciais, nomeadamente com uma marca desportiva, e prepara-se de resto para entrar em anúncios de um cartão de crédito norte-americano, numa campanha sobre «jovens talentos» na Europa e na Ásia. A notícia é do canal financeiro Bloomberg e nota que entre as celebridades que publicitaram recentemente essa marca estão o golfista Tiger Woods ou o actor Robert de Niro.
Outro sinal do impacto do fenómeno Mourinho, nota o Times, é o livro do treinador, cuja versão inglesa, de nome «Made in Portugal», já vendeu mais de 20 mil cópias no Reino Unido e despertou interesse de editores da Grécia e Sérvia.
O Times revela ainda que o Chelsea tem sido «inundado» de ofertas de parcerias comerciais depois da chegada de Mourinho e que está a ponderar potenciar essa «Marca Mourinho», embora uma fonte do clube citada no jornal garanta que só o fará desde que isso não entre em conflito com o papel principal do português, o de treinador. O Chelsea estará a ponderar acordos com quatro parceiros, além dos patrocinadores formais do clube, estimando o jornal que as ofertas iniciais rondem as 150 mil libras (200 mil euros) por acordo.