Rui Costa e Nuno Gomes são os jogadores que mais camisolas vendem no Benfica, conta Miguel Bento, director de marketing do clube da Luz em entrevista à revista Meios e Publicidade desta sexta-feira. O dirigente fala ainda no potencial de Adu e no futuro canal de televisão como ferramenta estratégica para a divulgação da marca fora do país.
A saída de Simão para o Atlético Madrid deixou um vazio na divulgação da imagem do clube, mas Miguel Bento defende que, nos dias de hoje, essa função já não está dependente de um ou dois jogadores. «Os jogadores que mais vendem neste momento são o Rui Costa e o Nuno Gomes. Mas também há outros aspectos a ter em conta, pois cada jogador tem uma personalidade própria. Toda a gente reconhece no Luisão características muito singulares. Outro bom exemplo é Petit. Este jogador tem uma imagem de marca tão forte que para determinadas situações é o mais valioso para comunicar determinadas coisas», conta Miguel Bento.
Freddy Adu, além do interesse desportivo, também foi contratado na perspectiva dos resultados que poderia proporcionar ao clube ao nível de marketing. «O Freddy Adu tem de mostrar que é realmente um jogador com elevado potencial. Quando ele chegou, toda a gente ficou a pensar que iam entrar milhões com o Adu. Não é assim. Felizmente para o Benfica e para ele, as coisas têm vindo a correr bem, porque já chegou a ser decisivo em algumas vitórias da equipa. Portanto, configura-se o aparecimento de uma estrela. Porém, as consequências da sua vinda já se fizeram notar. Temos convites para fazermos digressões nos Estados Unidos e que, com ele, têm outro valor», referiu.
Depois de já ter conseguido receitas significativas com a cedência do naming das bancadas, o Benfica poderá ainda recolher uma verba significativa com a cedência do nome do estádio. Uma questão delicada que dificilmente contará com o apoio da maioria dos associados. «Isso tem a ver com factores históricos e factores emocionais. As opiniões têm de ser sempre respeitadas e, ou o estádio é cedido a uma marca em troca de um determinado valor ou não é cedido. Imagine que o valor do estádio permite ao Benfica ter um jogador de inequívoca classe mundial. Se calhar, faz-se uma votação junto dos sócios e eles não terão dúvidas em aprovar», comentou.
Miguel Bento aposta ainda na internacionalização da marca e, para isso, considera essencial o canal de televisão do clube como ferramenta estratégica para chegar aos «nove milhões de benfiquistas» que estão fora de Portugal. As negociações prosseguem com os operadores, mas o Benfica quer acelerar o processo para ter o canal a funcionar já na próxima época.